4 Erros de quem quer começar uma atividade física

4 Erros de quem quer começar uma atividade física

Motivos para fazer exercícios físicos não nos faltam: cuidar da saúde, emagrecer, ganhar tônus muscular, fazer amizades, desestressar e muitos outros. E no ímpeto de melhorar nossa qualidade de vida, muitas vezes cometemos alguns erros básicos que podem nos desmotivar e até nos afastar da atividade física escolhida.

Eis 4 erros básicos muito comuns:

Erro 1- Exagerar na dose

 Quando começamos uma atividade física é muito comum nos sentirmos empolgados e queremos ver rapidamente os resultados e muitas vezes caímos no erro de pensar que quanto mais, melhor. Esse é o principal erro que faz as pessoas pararem com a atividade física, pois o corpo não está preparado para receber tantos estímulos com intensidade exagerada de uma hora para outra.

As consequências podem ser dor muscular intensa, que até mesmo dificulta as atividades diárias, uso de medicamentos para dor, como os relaxantes musculares e a interrupção da atividade física. Quando há essa interrupção, é quebrado um princípio do treinamento físico que é o Princípio da Continuidade. Esse princípio diz que o treinamento deve ser realizado de forma contínua para que haja uma melhoria constante das capacidades físicas. A pessoa que exagera no exercício e depois, devido às dores, fica um tempo sem treinar, não tem essa melhoria e não evolui no treinamento.

Erro 2- Seguir o ritmo de um amigo já treinado 

Este erro está diretamente relacionado ao anterior. Seguir a intensidade que outra pessoa mais condicionada coloca no exercício pode te levar a cair no erro 2, exagerar na dose para tentar acompanhar o ritmo dessa pessoa. Sem levar em conta o sentimento de fracasso que pode ocorrer se o outro tiver um desempenho melhor do que o seu.

Erro 3- Não usar roupas adequadas à atividade escolhida

Cada esporte ou exercício físico exige um tipo de roupa apropriada por diversas razões, uma delas é o conforto necessário para a prática esportiva. Um exemplo muito comum é o uso de jeans para a prática da caminhada ou corrida. O uso desse tipo de tecido pode causar incômodos na locomoção e também causar assaduras, mesmo porque é um tipo de tecido que dificulta a evaporação do suor. Roupas leves são as mais recomendadas, como as camisetas de tecido dry fit e calças de ginástica ou com tecido mais maleável.

Erro 4- Não usar o calçado adequado

Assim como com as roupas, deve-se ter um cuidado especial na escolha dos calçados para a prática esportiva. Algumas modalidades não exigem tanto amortecimento no tênis, a musculação é um exemplo, no entanto na caminhada e na corrida há uma exigência maior de amortecimento nos calçados. Os pés são a base da nossa sustentação e o tênis errado pode acarretar alguns danos como lesões nas articulações, bolhas e dores na planta dos pés. O ideal é ao comprar o tênis, citar o esporte para o qual ele será usado e pedir esclarecimentos para o vendedor.

Como visto, fazer uma atividade física requer alguns cuidados.

Cadastre-se para receber dicas sobre saúde e exercícios físicos.

Deixe um comentário