Promessas de Ano Novo – 3 Pilares Para Uma Vida Saudável

Promessas de Ano Novo – 3 Pilares Para Uma Vida Saudável

Início de ano é época de traçar metas, fazer planos e estabelecer novos desafios. Emagrecer e ser mais ativo estão entre as metas mais desejadas por muitos, seja para melhorar a aparência ou para obter mais saúde.

Nas festas de fim de ano é muito comum desejarmos paz, amor e saúde ou como cantamos na canção “muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender”. Saúde é o ponto chave em nossas felicitações para o próximo e para nós mesmos. Porém, ter saúde vai muito além do conceito de não ter doenças. Diz respeito a um estado de bem estar físico, mental e emocional. A forma como vivemos diz muito de nós mesmos com relação a como conduzimos nossa vida em busca da tão desejada saúde. 

3 Pilares Para Uma Vida Saudável

Se desejamos saúde mas não fazemos nada diferente do que já vínhamos fazendo nos anos anteriores, nossos desejos de saúde serão apenas desejos. Se continuarmos a comer e beber em excesso e com alimentos que não condizem com uma vida saudável, se continuamos sendo pouco ativos e o cansaço e o estresse fazem parte do nosso dia-a-dia, nossa meta não será alcançada.

Nesses 3 pilares para uma vida saudável está o segredo para começarmos nossa mudança de vida. Essas 3 simples coisas exigem disciplina e organização da nossa vida, algo que todo início de ano pensamos e almejamos para o restante do ano.

O primeiro pilar é ALIMENTAÇÃOA frase “somos o que comemos” é uma verdade. Por exemplo, se comemos frituras e alimentos industrializados que contém excesso de gorduras, a tendência é o acúmulo de gorduras no organismo, entre outras consequências. Não tem como ter vida saudável se a alimentação está desequilibrada tanto na quantidade como na qualidade. O segredo é ter equilíbrio, por isso, devemos ficar atentos não só na quantidade do que comemos mas também na qualidade dos nutrientes que ingerimos. Fuja de dietas milagrosas onde a ingestão de apenas um tipo de nutriente é sugerida. Nosso organismo necessita de um equilíbrio nutricional de proteínas, carboidratos e também de gorduras e não apenas de um único tipo de nutriente. Comece eliminando os excessos e substituindo alimentos processados por comida de verdade, uma opção muito mais saudável. E a disciplina alimentar ainda inclui uma rotina nos horários das refeições.

O segundo pilar é ATIVIDADE FÍSICA. Nosso corpo é uma máquina e como toda máquina, necessita de movimento para não “enferrujar” e não perder o tempo de vida útil. Nós não fomos feitos para ficarmos parados, nossa estrutura, nosso sistema músculo esquelético foi projetado para o movimento. A vida moderna nos tornou menos ativos e a consequência é o sedentarismo, que é um dos fatores de risco para o aumento de doenças cardíacas, AVC, diabetes e obesidade. Portanto, se desejamos saúde para nossa vida, temos que nos mexer, ser mais ativos e praticar exercícios físicos.

E por fim, o DESCANSO. O descanso é fundamental para uma boa qualidade de vida. Uma boa noite de sono significa mais concentração no trabalho e nos estudos e mais disposição nas atividades diárias. É a recuperação das nossas energias.

Esses 3 pilares para uma vida saudável estão estreitamente ligados um ao outro, pois se nos alimentamos de forma correta e equilibrada, temos mais energia, inclusive para a prática de exercício físico e quando nos exercitamos também de forma correta e equilibrada, dormimos melhor, nosso sono tem mais qualidade.

O segredo para a saúde que tanto desejamos depende basicamente de nós mesmos, de 3 coisas simples: comer, exercitar e descansar, tudo de forma equilibrada.

 

Cadastre-se para receber dicas sobre saúde e exercícios físicos.

Deixe um comentário