4 Dicas de Como Deixar de Ser Um Sedentário

4 Dicas de Como Deixar de Ser Um Sedentário

A taxa de sedentarismo no Brasil é de 46% e para as mulheres esse número chega a mais de 50%, segundo dados do Ministério dos Esportes.

Doenças como hipertensão, diabetes tipo 2 e obesidade estão diretamente relacionadas ao sedentarismo, são as chamadas doenças hipocinéticas. Essas doenças podem levar a problemas cardíacos e AVC, que são as duas maiores causas de mortalidade no Brasil. É claro que há outros fatores que contribuem para isso, porém, essas doenças são mais prevalentes em quem é sedentário.

Sabemos que hoje em dia as facilidades da vida moderna nos poupam de pequenos esforços diários, o que nos conduz a uma vida mais sedentária.

4-dicas-de-como-deixar-de-ser-um-sedentario

Mesmo que você não goste de esportes ou de qualquer exercício físico, eles se fazem necessários para uma melhor qualidade de vida, é medicina preventiva. Porém, com mudanças simples na sua rotina você pode melhorar sua saúde.

DICA 1:  MUDE SUA ROTINA DIÁRIA- Seja mais ativo, use menos o carro para se deslocar. Caminhe até o trabalho, até a escola, à casa de um amigo ou faça o percurso pedalando. Não é fácil mudar alguns costumes, algo que nos tira da rotina, mas também não é impossível.

4-dicas-de-como-deixar-de-ser-um-sedentario-2

 

DICA 2: RESERVE NO MÍNIMO 30 MINUTOS POR DIA PARA FAZER UMA CAMINHADA COM INTENSIDADE MODERADA-  De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 150 minutos de atividade moderada semanais já são suficientes para ter uma melhora das funções cardiorrespiratórias e musculares, ou seja, 30 minutos, 5 vezes por semana. Pra quem não está acostumado, não é fácil, ainda mais se o tempo disponível for depois de um dia de trabalho, mas lembre-se, é sua saúde que está em questão.

DICA 3: INCLUA ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA EM SEUS MOMENTOS DE LAZER-  Aproveite os fins de semana, folgas e feriados para fazer alguma atividade que exija um pouco de seu físico, como um passeio num parque, passear com o cachorro, praticar algum esporte recreativo com os filhos ou com os amigos. São muitas as possibilidades.

DICA 4: ACRESCENTE EXERCÍCIOS AOS POUCOS: Acrescente exercícios que possam desenvolver pelo menos essas 3 capacidades físicas: força, flexibilidade e resistência. Exercícios como ginástica localizada, alongamentos, caminhada e corrida são exemplos de atividades que trabalham respectivamente essas 3 capacidades físicas, sem ao menos precisar estar matriculado numa academia, contudo, é sempre aconselhável o acompanhamento de um profissional de educação física.

4-dicas-de-como-deixar-de-ser-um-sedentario-3

Isto é o mínimo que você pode fazer pela sua saúde em se tratando de ter uma vida mais ativa. São inúmeros os benefícios e a mudança realmente acontece quando há persistência e determinação. Isto é medicina preventiva.

Agora responda o Questionário de Atividades Físicas Habituais e verifique seu nível de atividade física.

ATIVIDADES OCUPACIONAIS DIÁRIAS PONTOS
1- Geralmente vou e volto do trabalho ou escola caminhando ou de bicicleta (ao menos 800 metros cada percurso.         3
2- Geralmente uso as escadas ao invés do elevador.         1
3- Minhas atividades diárias podem ser descritas como:
a- Passo a maior parte do dia sentado e, quando muito, caminho distâncias curtas         0
b- Na maior parte do dia realizo atividades físicas moderadas, como caminhar rápido ou executar tarefas manuais         4
c- Diariamente realizo atividades físicas intensas (trabalho pesado)         9
ATIVIDADES DE LAZER PONTOS
4- Meu lazer inclui atividades físicas leves, como passear de bicicleta ou caminhar (duas ou mais vezes por semana).         2
5- Ao menos uma vez por semana participo de algum tipo de dança.         2
6- Quando sob tensão, faço exercícios para relaxar.         1
7- Ao menos duas vezes por semana faço ginástica localizada.         3
8- Participo de aulas de ioga ou tai-chi-chuan regularmente.         2
9- Faço musculação duas ou mais vezes por semana.         4
10- Jogo tênis, basquete, futebol ou outro esporte recreacional, 30 minutos ou mais por jogo:
a- uma vez por semana         2
b- duas vezes por semana         4
c- três ou mais vezes por semana         7
11- Participo de exercícios aeróbios fortes como correr, pedalar, remar ou nadar, 20 minutos ou mais por sessão:
a- uma vez por semana         3
b- duas vezes por semana         6
c- três ou mais vezes por semana         10

TOTAL DE PONTOS                            

1 Fonte: NAHAS,Marcus Vinícius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 6. ed. Londrina: Midiograf, 2013. p.55.

CLASSIFICAÇÃO

0 a 5 pontos: inativo

6 a 11 pontos: pouco ativo

12 a 20 pontos: moderadamente ativo

21 ou mais pontos: muito ativo

Cadastre-se para receber dicas sobre saúde e exercícios físicos.

2 Comentários

Deixe um comentário